fbpx
Blog

Gestão de Operações

  • Mapeamento de processos

Objetivo:

Implantação da ferramenta da gestão por processos visando garantir a reprodutibilidade de resultados, autonomia dos processos e ampliação da competitividade da organização a partir de processos enxutos e alinhados com as necessidades e expectativas das partes interessadas.

Processo:

Mapeamento dos processos; desenho da estrutura organizacional por processos; representação dos processos; modelagem dos processos; analise de melhorias e padronização dos processos.

Entregas:

Mapa de processos, Estrutura organizacional e Representação dos processos; indicadores de desempenho; plano de monitoramento; padrões documentados dos processos e documentação e tratamento dos recursos.

  • Racionalização de processos

Objetivo:

Consultoria para identificação de oportunidades de melhoria dos processos, reduzindo custo, riscos e garantindo o padrão de desempenho e qualidade dos produtos ou serviços.

Processo:

Identificação dos processos, modelagem dos processos; análise de perdas dos processos; plano de racionalização do desempenho dos processos e padronizar dos processos racionalizados.

Entregas:

Fluxo do processo atual, Fluxo do processo revisado e Procedimento do processo.

  • Padronização de processos

Objetivo:

Padronização dos processos mapeados por consultoria para implantação da gestão por processos.

Processo:

Construir um modelo de padrão de processos compatível com a estrutura de responsabilidades e autoridades definidas pela empresa de maneira a obter os benefícios desta ferramenta de gestão; analisar os processos definidos e alinhar com a estrutura planejada; analisar e desenvolver os procedimentos requeridos.

Entregas:

Modelo de padronização de processos; sistemática de controle de documentos; padrões dos processos.

  • Planejamento Estratégico

Objetivo:

Consultoria para elaboração e implementação do planejamento estratégico da organização através da análise estruturada do ambiente atual, externo e interno e das forças e debilidades.

Processo:

Nivelamento conceitual e análise do segmento empresarial, Previsão do macroambiente, Definição das diretrizes organizacionais, Definição dos objetivos estratégicos e Elaboração dos projetos estratégicos.

Entregas:

Análise do ambiente; diretrizes organizacionais; objetivos estratégicos e projetos e iniciativas estratégicas.

  • Lean Six Sigma

Objetivo:

Identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores, garantindo a qualidade e aumentando o lucro da organização.

Processo:

Os projetos são definidos a partir da estratégia DMAIC (sigla para – Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar).

Entregas:

Representação dos processos; relatório de análise dos processos; proposta de intervenção; plano de ação.

  • Projetos de logística

Objetivo:

Identificar e implementar melhorias nos processos internos relacionados a logística de uma empresa, garantir custos de operação menores, garantindo a qualidade e aumentando os lucros da organização.

Processo:

Mapeamento dos processos logísticos; modelagem de processos; análise do processo; identificação de oportunidades de melhoria; plano de ação.

Entregas:

Mapa de processos; modelagem de processos; relatório de análise dos processos; plano de ação para implementação de melhorias.

  • Lean Manufacturing

Objetivo:

Implantação do pensamento Lean, modelagem do processo, Treinamento nas ferramentas do Lean Manufacturing, identificação das perdas e desperdícios, planejamento de soluções, elaboração dos projetos de melhoria e implantação da sistemática de gerenciamento de melhoria de processo.

Processo:

Definição gráfica dos fluxos de processo produtivo da empresa; Identificação, qualificação e quantificação de perdas (Superprodução, transporte, processamento em si, movimentação, produção de itens defeituosos, estoque); Elaborar Plano de ação para implantação da filosofia Lean e Acompanhamento da implementação.

Entregas:

Fluxo dos processos atuais, plano de ação para implementação de melhorias, sugestões de nivelamento da produção.

  • 5S Funcional

Objetivo:

Determinação de condições normais x anormais, introdução de melhorias realizadas através de kaizens, estabelecimento de padrões a serem seguidos e avaliados pelas equipes de operação/manutenção e introdução de ferramenta para a liderança com elaboração e acompanhamento das rotas de inspeção (Rota Kamisibai).

Processo:

Análise do fluxo do processo; identificação das condições anormais; construção de kaizens; elaboração dos padrões de gestão

Entregas:

Kaizens; plano acompanhamento e de gestão das melhorias.

  • Gestão da Produção

Objetivo:

Determinação da estratégia de produção, estruturação da área de PCP (Planejamento e Controle da Produção), capacitação nas ferramentas de tratamento de anomalias e implantação de indicadores chave de desempenho da produção.

Processo:

Análise do processo de planejamento e controle da produção e construção do modelo de planejamento e controle da produção

Entregas:

Modelo de operação do PCP; indicadores de desempenho da produção; instruções normativas sobre o processo e capacitação do pessoal de operação do PCP

 

  • Gestão da Cadeia de Suprimento

Objetivo:

Implantação da previsão de demanda e estruturação de compras, recebimento, armazenamento e distribuição. Implantação de modelo de gestão (monitoramento do desempenho da gestão da cadeia de suprimento e tratamento de anomalias).

Processo:

Análise do processo de gestão da cadeia de suprimento da organização; construção dos fluxos do processo; construção do modelo proposto; validação do modelo e implantação.

Entregas:

Relatório das oportunidades de melhoria; projeto do modelo de gestão da cadeia de suprimento e instruções normativas sobre a operação do modelo de gestão.