
Manutenção Centrada no Negócio, Fator de Competitividade
A manutenção industrial, até recentemente, era considerada como fator de custos e gastos não participando da estratégia competitiva das organizações. Devido as constantes paradas de máquinas durante a produção, a manutenção ganhou um novo papel dentro das organizações. Diante deste quadro, a manutenção industrial reverte seu passado e atualmente é considerado um fator de competitividade das organizações. Por ser fator determinante no custo e no ciclo de vida dos equipamentos, tem um impacto profundo em todas as ações produtivas.
Os métodos de manutenção são definidos a partir das responsabilidades da atividade de manutenção em que vários fatores são considerados antes da adoção e escolha na organização. O fator determinante para a definição da adoção dos métodos e abrangência da atividade é a política/estratégia de manutenção adotada pela organização.
Os métodos de manutenção são os seguintes:
- Manutenção Corretiva não Planejada e Planejada: É a atuação após a pane para a correção da falha ou do desempenho menor que o esperado do equipamento. A manutenção corretiva planejada é caracterizada pela correção da falha de forma planejada quando temos uma diminuição do desempenho ou dependendo da opção gerencial do equipamento operar até quebrar.
- Preventiva: É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo.
- Preditiva e Detectiva: A manutenção preditiva, também conhecida como manutenção sob condição ou manutenção com base no estado do equipamento é caracterizada pelo monitoramento de modificação dos parâmetros e condição de desempenho do equipamento, sendo realizado através de uma rota de pontos de medição definido pelo fabricante a serem monitorados
- Engenharia de Manutenção: Atuar as causas básicas, modificar situações permanentes de mau desempenho, deixar de viver problemas crônicos melhorando padrões e sistemáticas, desenvolver a manutenibilidade, interferir tecnicamente nas compras.
A implantação da GESTÃO DA MANUTENÇÃO nos traz uma visão abrangente sobre todas as áreas da organização, desenvolvendo-a como uma solução integrada, assegurando que as operações de manutenção se realizem por um custo global minimizado, com a máxima efetividade e com a maior taxa de utilização dos ativos possíveis, impactando no processo produtivo. A área de manutenção necessita está alinhada à MISSÃO, VISÃO E VALORES das organizações sendo um diferencial competitivo e de sobrevivência em tempos de forte competitividade. É o que chamamos de MANUTENÇÃO CENTRADA NO NEGÓCIO.
Autor: Olavo Leal Pinto Junior, Engenheiro de Produção, MBA em Gestão de Negócios, Pós-graduação em Automação e Engenharia de Perfuração. Especialista em Gestão de Operação, Gestão da Manutenção e Sistemas Lean Manufacturing com 25 anos de experiência em empresa de grande porte.