
Ferramentas mais utilizadas na manutenção para promover a qualidade
É bastante comum que surjam dúvidas de quais ferramentas realmente são eficazes. Pensado nisso, a Abraman (Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos) mostra em seu Documento Nacional quais ferramentas são mais utilizadas nas organizações brasileiras.
Figura 1 – Ferramentas mais utilizadas para promover a qualidade na manutenção
Fonte: Abraman, 2013
Outra informação interessante disponível no documento nacional é que o número de funcionários alocados em serviços de manutenção nas empresas cresceu 5% em 2015 quando comparado com 2013. Isso indica que as organizações estão valorizando cada vez mais tais profissionais.
O tipo de atuação da manutenção pode ser centralizado, descentralizado ou misto, mas como as empresas andam utilizando esses conceitos?
Figura 2 – Divisão da atuação da manutenção
Fonte: Abraman, 2015
Achou interessante e quer aprender sobre as ferramentas, conceito e métodos de manutenção e não sabe como?
Nos cursos da Estado da Arte de Planejamento e Controle da Manutenção (PCM), serão abordadas as ferramentas aqui apresentadas e diversos outros conceitos. Um diferencial é o planejamento da manutenção com base na confiabilidade dos equipamentos. Nele mostramos como calcular e interpretar a confiabilidade de equipamentos e sistemas, bem como estabelecer os métodos de controle adequados.