Engenharia do trabalho: como avaliar e administrar os colaboradores para produção de bens e prestação de serviços
Pode-se afirmar que engenharia do trabalho trata do estudo da interação entre o colaborador, o ambiente, a organização e a máquina. Mas qual é o seu objetivo?
- Aumentar a qualidade;
- Confiabilidade do processo;
- Rapidez do processo;
- Flexibilização de atividades;
- Diminuição de custos;
- Saúde e segurança.
Este é um tema bastante abrangente, que tem como subáreas: Projeto e organização do trabalho, Ergonomia, Saúde e segurança do trabalho e Gestão de riscos e acidentes. Tudo isso relaciona o homem ao meio e a forma como trabalhar na organização.
Então qual é o papel do engenheiro de produção na engenharia de trabalho? E como administrar os recursos necessários para produção de bens ou prestação de serviços?
O papel do engenheiro é mensurar os recursos necessário para execução do processo, identificar desperdícios, padronizar as atividades e monitorar o desempenho através das diversas ferramentas e métodos existentes, como a implantação de sistema de gestão, lean manufacturing, lean six sigma, utilização de indicadores, entre outros.
Então, contrate um bom engenheiro de produção, conheça as ferramentas e decida em conjunto com a direção qual é a melhor estratégia para aumentar a produtividade e qualidade de vida dos seus colaboradores.